Essa receita facílima de calda de frutas vermelhas acompanha iogurte natural, bolos, sorvetes, pudins, cheesecake, torradas…. E substituindo o óleo de coco por 50ml de vinho do porto, ou qualquer outro vinho, casará lindamente risotos e até mesmo carnes.

A boa notícia é que você pode usar quantas  frutas  quiser, na proporção que bem entender! Lembrando que o ideal é comprar as frutas da época, pra ajudar o bolso e o meio ambiente!

Bora?

Ingredientes da calda para servir com pratos doces:

2 xícaras de chá de frutas picadas (pode ser mirtilo, framboesa, cereja, morango e/ou amora)

1 xícara de chá de açúcar. Usamos o demerara, que tem um índice glicêmico mais baixo. Pode ser substituído por açúcar de coco ou mascavo também

2 cl. de óleo de coco

Ingredientes da calda para servir com pratos salgados:

2 xíc. de chá de frutas picadas (pode ser mirtilo, framboesa, cereja, morango e/ou amora)

1 xíc. de chá de açúcar. Usamos o demerara, que tem um índice glicêmico mais baixo. Pode ser substituído por açúcar de coco ou mascavo também

2 cl. de vinho do porto (ou qualquer outro vinho tinto)

1 cl. de sopa de manteiga com sal

Preparação:

Leve o açúcar ao fogo baixo e espere derreter um pouco.  Adicione os outros ingredientes e vá amassando levemente as frutas com a ajuda de um espremedor de batatas ou de uma colher de pau. No caso da calda salgada, acrescente a manteiga por último. 

Deixe apurar por dez minutos ou até ficar na consistência desejada.  A dica é não deixar as frutas derreteram totalmente, pra ficar uns pedacinhos.

Sirva quente ou fria, de acordo com o prato!

Conserve num pote de vidro na geladeira.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!
Receba em primeira mão o conteúdo do Cebola 🙂
Inscrever!