• Receitas / Receitas vegetarianas / sobremesas

    Brownie de farinha de castanha

    Um brownie quentinho acompanhado de uma bela xícara de chá aquece o coração da gente!

    Se for feito em casa com ingredientes de qualidade e já no forno exalar cheiros convidativos que preenchem a casa inteira, nem se fala!

    John Gerard, um herbalista de mão cheia, certa vez disse que “se os odores podem produzir satisfação, eles são tão soberanos nas plantas e tão agradáveis que nenhuma confecção dos boticários pode se igualar à sua excelente virtude”. Bonito, né?

    A ideia da receita de hoje foi inspirada nessa frase! Vou ensinar a fazer um brownie pra lá de cheiroso! Por isso, temos 2 ingredientes especiais: óleo essencial (OE) de amêndoas amargas e farinha de castanha do pará. 

    A Farinha de castanha do Pará é leve, nutritiva e apresenta incríveis propriedades, como ácidos graxos saudáveis, poucos carboidratos ou óleos, fibras, minerais e vitaminas. Ela também é uma importante fonte de selênio, mineral essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres!

    Já o óleo essencial de amêndoas amargas da Lazslo, segundo a própria marca, é um “potente anti-inflamatório, empregado em dores articulares, artrite, fibromialgia, bursite, LER, tendinite, reumatismo, etc. É um poderoso anti-infeccioso, fortalece o sistema imunológico e a auto-estima, possui propriedades parecidas com a canela”.

    As propriedades terapêuticas desse OE de amêndoas amargas não param por aí: ele é um potente anti-inflamatório, empregado em dores articulares, artrite, fibromialgia, bursite, LER, tendinite, reumatismo, etc. É também anti-infeccioso e fortalece o sistema imunológico!

    Quem vem?

    Você vai precisar de:

    1 folha de papel manteiga
    2 ovos inteiros (escolha os orgânicos, que têm a gema bem amarela e conferem mais sabor à receita)
    100g de manteiga sem sal
    180g de chocolate amargo (cacau 70%)
    150g (1 xíc. de chá) de açúcar demerara (se você usar o mascavo no lugar do demerara, o brownie vai ficar mais “puxento”)
    70g (1 xíc. de chá) de farinha de castanha do Pará
    1 gota de óleo essencial de amêndoas amargas

    Opcionais, para dar mais sabor:

    1/2 cl. (de sopa) de gengibre em pó
    1/2 cl. (de sopa) de pimenta do reino
    100g de castanhas quebradas em pedaços pequenos ou de qualquer outra oleaginosa que você preferir 

    Modo de fazer

    Ligue o forno a 180º para pré aquecê-lo

    Bata levemente os ovos apenas para misturar e reserve.Se você bater demais, ele vai ficar aerado e vai mudar a consistência da receita! Adicione o gengibre e a pimenta

    Forre uma fôrma baixa com papel manteiga e reserve

    Derreta a manteiga em fogo mínimo numa panela. Cuidado para não “fritar” a manteiga, para não liberar toxinas

    Adicione o chocolate e mexa até ficar homogêneo

    Desligue o fogo, adicione os ingredientes secos e o óleo essencial, mexa bem, coloque os ovos aos poucos e mexa novamente

    Despeje o conteúdo na forma já forrada com o papel manteiga e leve ao forno por cerca de 25 a 35 minutos. Ele estará pronto apenas quando você fincar um garfo e ele sair limpo!

    Quando você fincar o garfo e ele sair limpo, está pronto o brownie!

    Se você quer um belo acompanhamento para esse brownie, veja essa receita de chá da felicidade, feito com alecrim e óleo essencial de laranja valência!

    Curiosidade sobre a amendoeira

    Ainda segundo a Laszlo, a amêndoa é uma árvore de folha caduca, crescendo 4-10 m de altura, com um tronco de até 30 cm de diâmetro. Os galhos jovens são verdes no início, tornando-se purpúreos, onde expostos à luz solar e cinza no segundo ano. As folhas são 3-5 polegadas de comprimento, com uma margem serrilhada e um pecíolo de 2,5 cm. As flores são de cor branca a rosa pálido, 3-5 cm com cinco pétalas, produzidas individualmente ou em pares e aparecendo antes das folhas no início da primavera. A amêndoa cresce melhor nos climas mediterrâneos com verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos. A temperatura ideal para o seu crescimento é entre 15 e 30 ° C e os arbustos têm um requisito de arrefecimento de 300 a 600 horas abaixo de 7,2 ° C para quebrar a dormência.

    As amêndoas começam a ter uma safra econômica no terceiro ano após o plantio. As árvores atingem o rolamento completo cinco a seis anos após o plantio, e a fruta amadurece no outono, 7-8 meses após a floração.

    Lindo, né?

    Se você gosta de cozinhar com óleos essenciais, visite o empório virtual da Laszlo, que conta com inúmeros OE que eu costumo usar na cozinha, como cardamomo, laranja, noz moscada, gengibre, alecrim e hortelã.

    Para ficar por dentro das novidades do Cebola, assine o jornalzinho para receber novidades em primeira mão!

  • You may also like

    Pin It on Pinterest

    Share This