Cozinhar muda o mundo!

Porque a comida que você consome afeta sua vida

Todos os dias fazemos escolhas na cozinha que refletem no meio ambiente.

Comprar frutas picadas embaladas em plástico filme e isopor, deixar de reciclar o lixo, consumir muita carne e não comprar de produtores locais deixa marcas ao redor do mundo. Precisamos ter um olhar crítico e fazer escolhas conscientes, pois embora saibamos que os solos, por exemplo, são fundamentais, quando damos uma olhada ao nosso redor a história é bem diferente.

Um produto pode até parecer melhor e mais barato. Porém, ao consumi-lo, causamos um impacto na sociedade que gera outros custos paralelos, como aumento na criminalidade, nos impostos (para investir em infraestrutura de cidades que crescem descontroladamente), maior gasto com saúde, etc.

E justo por isso temos inteira responsabilidade sobre nossas compras e consumo!

Para diminuir o impacto que causamos ao meio ambiente basta nos conectarmos com a terra, entendermos nossas necessidades, treinarmos nosso olhar para consumir nutrientes de verdade, pois assim fugimos dos lucros rápidos, pesticidas, monocultura e interesses de curto prazo. 

Eduardo Fernandes, estrategista e especialista em mídias digitais, afirma: toda conveniência tem um custo. Para ter comida barata e rápida, é preciso processá-la com diversos produtos químicos arriscados para a saúde em longo prazo.”

Sabe aquele tempinho que você economiza comprando comida congelada? Essa ESCOLHA é nada menos que um processo de externalização dos custos. E esse conceito, queridinho dos economistas, se aplica à comida: delegar o ato de cozinhar para “outro” tem um custo, pois o “outro” pode ser você mesmo, no futuro. Ou até mesmo no presente, só que de uma maneira nem sempre clara.

Tendo em conta que a maioria de nós vivemos em cidades, podemos fazer a nossa parte para salvar o meio ambiente ao redor de todo o mundo. “É Melhor Salvar os Solos” é um presente da IASS e reforça essa ideia da necessidade de colocarmos a barriga no fogão e comermos assim comida de verdade.

Cozinhar muda o mundo =)

Quem vem?

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!
Receba em primeira mão o conteúdo do Cebola 🙂
Inscrever!



NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!
Receba em primeira mão o conteúdo do Cebola :)
Inscrever!
Me inscrever :)

Pin It on Pinterest

Share This