O iogurte é um alimento que auxilia na regularização do intestino, ajuda na absorção de nutrientes, combate micoses, protege a bexiga, fortalece os ossos e melhora o sistema imunológico.

Precisa de  ainda mais motivos para colocar a mão na massa? Pois lá vai: o caseiro, além dessas vantagens, tem o plus de não possuir aditivos químicos, conservantes e açúcar <3

Essa receita, que rende um litro e custa menos de dez reais, dura cerca de uma semana na geladeira. Bora lá?

Ingredientes:

1 litro de leite integral  – dê preferência aos vendidos em saquinhos, por serem mais frescos;

200 ml (1 potinho) de iogurte natural integral sem açúcar.

Modo de preparo:

Ferva o leite numa panela (certifique que seja uma que tenha uma tampa que a vede bem), desligue o fogo e espere ficar morno. O pulo do gato é certificar que o leite não está quente demais ou frio, senão as bactérias que irão consumir o açúcar presente no leite com o fim de produzir ácido lático, que é o responsável por coagular o leite, não conseguirão agir. 

Após, adicione o iogurte, misture, vede bem a panela e deixe descansar por dez horas. Não mexa na mistura durante esse tempo, para não comprometer a ação das bactérias.

Após, transfira o conteúdo para um recipiente, leve à geladeira e espere gelar.

Tome puro ou sirva com morangos, amêndoas, chia e mais o que a criatividade pedir!

Dicas: 

Se preferir, use o leite desnatado, mas saiba que isso influenciará na consistência, pois o iogurte ficará mais líquido. 

Você pode usar 200ml do seu iogurte como “isca” para a próxima receita, de forma que, a cada vez que for preparar, seu iogurte ficará ainda mais livre de produtos químicos. Além disso, a economia será ainda maior. 

 

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!
Receba em primeira mão o conteúdo do Cebola 🙂
Inscrever!