Para sair da rotina e substituir o creme de leite, que muitas vezes conta com um teor alto de gorduras e “açúcar do leite”, conhecido como “lactose”, o Cebola tem hoje uma receita de creme de castanha de caju, que pode ser usado em receitas doces e salgadas, como mousses, doces, pastas, etc. 

É vegano, saudável e de-li-ci-oooooooo-so!

Quem vem?

Ingredientes

2 xícaras de castanhas de caju cruas* (sem sal e em seu estado natural)

2 cl. de sopa de manteiga ghee ou** manteiga de garrafa

Água filtrada ou mineral

*Caso não encontre castanhas cruas, ou seja, sem sal e no estado natural, não tem problema. Nesse caso, use as torradas e salgadas, bastando lavá-las bem para tirar todo o sal;

**Ghee é um tipo de manteiga clarificada, muito usado na culinária indiana, feito com leite de vaca ou de búfala. É considerada uma gordura mais saudável do que a manteiga, tendo diversos benefícios para a saúde. É muito semelhante à manteiga-de-garrafa brasileira

Ah, esse creme costuma durar 10 dias se conservado hermeticamente fechado na geladeira.

Como fazer

Cubra as castanhas com água suficiente para cobri-las e deixe de molho por pelo menos 10 horas. Se tiver usado castanhas salgadas e torradas, comuns nas feiras e mercados, será necessário trocar a água duas vezes durante o período de demolho.

Escorra a água e bata as castanhas no liquidificador com 150ml de água filtrada  até virar um creme homogêneo e está pronto!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!
Receba em primeira mão o conteúdo do Cebola 🙂
Inscrever!